quinta-feira, 24 de abril de 2008

Excesso de liberdade

O golpe de estado militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante a revolta das forças armadas. Este levantamento é conhecido por Dia D, 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levantamento foi conduzido pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).
Foi uma vitória do povo português, sem dúvida.
Como é bom viver num país democrático, com leis fundamentadas nos direitos humanos, que nos permite opinar, observar e até protestar certas e determinadas injustiças.
Até aqui tudo bem, mas acontece que já vivemos num país com excesso de liberdade, com excesso de zelo por parte da maioria dos cidadãos.
Eu lembro-me dos meus tempos de escola (não muito longínquos) em que se respeitavam os professores de uma maneira intocável, inquestionável e até de forma absoluta….Hoje em dia os professores não tem poder sobre os alunos, sendo que alguns deles são agredidos verbalmente e até fisicamente pelos alunos, nalguns casos incentivados pelos próprios pais.
Os jovens de agora tem a liberdade de se tornarem delinquentes, mal educados e até agressivos.
Não será liberdade a mais??
Antes do 25 de Abril os cidadãos não podiam votar tornando este país num regime ditador, fascista e unilateral….
A partir dessa data o povo passou a ter direitos absolutos sobre o governo….votar passou a ser uma opção, um dever cívico e o direito a optar …Depois desta luta toda, observo que a maioria das pessoas não votam, não exercem o seu direito, o seu dever.
É mais cómodo ir para a praia, dormir ou ir ao café em vez de ir votar….um direito pelo qual a maioria dos nossos pais lutaram….
Enfim, democracia para quê ??
Liberdade para quê ??

m@_nn

Sem comentários: